Introdução

 

Proteção Social Básica 

 

Segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), a prevenção de situações de risco – por intermédio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições – e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários são os objetivos da Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esse nível de proteção é destinado para a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ ou fragilização de vínculos afetivos − relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

 

A Proteção Social Básica tem como porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS.

 

CRAS:

Os principais objetivos dos Centros de Referencia em Assistência Social são:
  • Desenvolver um conjunto de ações de atenção às famílias, abrangendo o procedimento psicológico e social, com abordagens individuais ou grupais.
  • Encaminhar, quando necessário, para o acesso a benefícios e para programas e projetos sociais da rede de proteção básica e especial, e a articulação e desenvolvimento de ações intersetoriais que potencializem a convivência familiar e comunitária e a melhoria das condições de vida das famílias.

 

 

 

Secretaria de Assistencia Social de Munhoz