Importância da Leitura em nossas vidas!

05/03/2010 09:56

 

O maior patrimônio de uma pessoa não está depositado em bancos, guardado em cofres, nem pode ser contabilizado. O maior patrimônio de uma pessoa é exatamente o que ela é hoje e o potencial do que ela pode vir a ser no futuro. Está relacionado à sua formação, seu conhecimento, sua capacidade de adaptação a um mundo em constante modificação e, claro, ao que ela pode realizar neste cenário.

A informação é o melhor capital que podemos ter. É seguro: ninguém pode lhe tirar aquilo que você detém em termos de conhecimento. É democrático: está ao alcance de todos, independentemente de idade, raça, credo, classe social. É atemporal: o saber nunca sai da moda, há sempre algo novo surgindo.

A melhor e mais eficiente ferramenta para conseguir o conhecimento é o bom hábito de leitura. Desde os tempos mais remotos, o homem valoriza a expressão por meio da escrita. Assim foi e é ainda hoje contada a história da humanidade. Assim, também, é contada a história pessoal de cada um nós.

Ler não é uma atitude passiva. Há verdadeira interação entre o que está escrito e o cérebro que recebe, processa, analisa criticamente cada informação e retém o que é de seu interesse. Ler abre a janela da nossa vida para mundos diferentes e distantes. Ler possibilita a mágica de estar num lugar sem nunca antes ter estado fisicamente lá. Ler é uma experiência intelectual, emocional e sensorial.

Numa sociedade competitiva, estar bem informado é essencial para alcançar boa colocação profissional, disputar as melhores oportunidades e se relacionar com as pessoas e com o mundo à sua volta. No passado, o slogan de uma campanha publicitária dizia que “o mundo trata melhor quem se veste bem”. Hoje, no entanto, a aparência não basta. É preciso conteúdo.

 

 

José Eduardo Rodrigues Oliveira

Voltar
Secretaria de Assistencia Social de Munhoz